Controle seus custos para não perder mercado

Gestão de Custos

A gestão de custos, na indústria da construção, é de extrema importância para obter bons resultados em um mercado tão competitivo. 

Pensando nisso, buscamos demonstrar, neste artigo, quais são os principais pontos de atenção para um gestor conseguir administrar seus custos da melhor forma possível. Acompanhe. 

Registre a entrada da matéria prima junto do valor de compra 

Registre o valor pago pela matéria prima no momento da compra. Essa iniciativa é importante porque o material pode ser solicitado para a produção sem que sua empresa tenha registrado sua entrada. Se o gestor fizer um registro anteriormente, pode evitar transtornos futuros. 

Faça a apuração horas-homem 

Com essas informações, torna-se mais fácil estimar como a força de trabalho contribui para o custo unitário de produtos fabricados e para rentabilidade da linha de produção. 

Levante os custos indiretos 

Todos os meses, os custos indiretos devem ser levantados e registrados. Em seguida, é preciso distribuí-los para todas as ordens da empresa. Para isso, existe a necessidade da utilização de indicadores de custo, como: 

  • total de matéria-prima requisitada; 
  • horas-máquina; 
  • horas-homem; 
  • quantidade produzida; 

Execução de um planejamento de custos 

O gerenciamento eficaz dos custos também está relacionado ao planejamento. Manter os estoques em níveis adequados, por exemplo, evita a compra urgente de materiais com preços acima do mercado. 

Logo, o empresário precisa acompanhar os níveis de produção e manter os estoques adequados às necessidades do negócio. 

O planejamento também envolve a definição de metas e o uso de estratégias de vendas para ampliar a receita da empresa.  

Manutenção dos equipamentos 

O gestor da indústria também deve ter uma preocupação com a manutenção das máquinas. Essa iniciativa reduz os riscos de gastos elevados com a troca de equipamentos em função de desgastes, assim como evita que ocorra uma parada inesperada na produção devido a falhas. 

A depreciação e a manutenção devem entrar no cálculo dos custos do negócio, para garantir os recursos necessários para fazer os reparos. 

Controle de estoque 

O descontrole em relação aos níveis de estoque gera perdas significativas para a indústria. Logo, é importante monitorar os produtos armazenados e considerar a depreciação no cálculo de formação de preços das mercadorias.  

A gestão de custos é fundamental para que as indústrias de materiais para construção posicionem-se melhor no mercado em tempos de crise.  

Esperamos que com as dicas apresentadas nesse artigo, estejamos contribuindo para que o gestor tenha maior facilidade na implantação da gestão de custos em seu negócio. 

Portanto, gostaríamos de saber sua opinião sobre este artigo. Por favor deixe seu comentário. 

Nos vemos em um próximo artigo.