5 ideias para sua empresa de pequeno porte ter sucesso

Gestão Empresarial, Home Center

Muitos consumidores do setor de materiais para construção preferem comprar em lojas de pequeno porte.

Os motivos são vários, mas um dos mais importante é a praticidade de encontrar, perto de sua casa, produtos de hidráulica, elétrica e outros itens relevantes para uma obra.

Contudo, a forte concorrência com home centers torna necessária a inovação constante e a gestão cada vez mais eficaz desses empreendimentos.

Quer saber como fazer isso na prática?

Confira, a seguir, 5 dicas que vão ajudar você, proprietário de lojas de pequeno porte de materiais para construção, a tornar seu negócio mais competitivo e com grande potencial de crescimento.

1. Fique atento à iluminação de sua loja

A iluminação correta dos corredores e prateleiras de sua loja faz toda a diferença na visualização e valorização dos produtos comercializados.

Uma boa iluminação também valoriza detalhes importantes do produto como textura e cor.

A dica é aproveitar ao máximo a luz natural, utilizando grandes janelas, por exemplo, é interessante contar com uma iluminação direta ou indireta sobre determinados itens, como as últimas novidades em cerâmica.

2. Gerencie corretamente o estoque e a apresentação dos produtos

Prateleiras e estoque devem ser cuidadosamente organizados para que você e sua equipe encontrem rapidamente o que o cliente precisa.

Seja em um controle manual, ou com o auxílio de um sistema que oriente para a reposição inteligente, é preciso ter acesso, em tempo real, ao que há no estoque ou o que está faltando e deve ser solicitado.

E atenção: não é porque o volume de produtos é menor em lojas pequenas, que esse espaço deve ser negligenciado, sob risco de encalhe de materiais ou falta recorrente dos itens mais procurados.

Quanto às prateleiras, a regra de organização é a mesma. Separe os produtos por segmento, deixe isso bem visível para o cliente e confira se há algum ponto bagunçado em meio às gôndolas.

Quanto mais prática a busca do público por um produto, melhor para ele e também para sua loja.

3. Ofereça um atendimento diferenciado

Um dos principais benefícios apontados por clientes que frequentam lojas de materiais para construção de bairro é o atendimento diferenciado presente nesses locais.

Muitas vezes, os donos e a equipe enxuta do comércio já sabem até quais marcas são as preferidas da clientela.

Assim, realize treinamentos e trabalhe o relacionamento interpessoal de toda a equipe para oferecer diariamente um atendimento personalizado de qualidade, destacando-se diante da concorrência.

Cordialidade – presencialmente ou por telefone e e-mail – é fundamental, do setor de atendimento e vendas ao caixa.

4. Invista na fidelização de clientes

A proximidade entre cliente e loja não é apenas um diferencial. Serve também como estratégia inteligente para fidelizar seu público, convencendo-o a comprar sempre no seu estabelecimento.

Invista em cartões de fidelização e cupons de desconto para que os clientes se sintam especiais ao participar do programa de relacionamento.

Embora muitos considerem que oferecer descontos em lojas pequenas é prejudicial, na prática, as promoções resultam em alta demanda e venda até de produtos que estão há muito tempo na prateleira.

Com isso, a empresa acaba tendo um bom resultado com relação aos lucros.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Gerenciar um empreendimento comercial é um desafio mesmo quando se trata de uma loja de pequeno porte.

Com processos manuais, o trabalho se torna ainda mais difícil, por isso, destacamos o auxílio da tecnologia como um ponto fundamental para otimizar o dia a dia de um negócio de material para construção.

Considere, então, investir em sistemas que facilitem a compra dos materiais, reunindo todos os pedidos em uma mesma plataforma, que ajudem a gerenciar o estoque, e que tornem os processos no PDV muito mais rápidos.

A grande vantagem das lojas menores, que comercializam materiais para construção, é o fato de estarem mais próximas do cliente, tanto em questão geográfica, quanto em relação ao conhecimento das preferências do público.

Por esse motivo, é fundamental explorar essa qualidade, a fim de garantir que o sucesso das pequenas empresas seja cada vez maior.

Mas se você quer impulsionar ainda mais esse crescimento, que tal investir em uma plataforma que conecta as lojas diretamente com seus fornecedores?

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