Má gestão de transportes causa prejuízo de 3,5% no faturamento industrial

Gestão de Transportes na indústria

A gestão de transportes, dentro da indústria de materiais para construção, tem um papel estratégico fundamental.

Seu objetivo é oferecer soluções para qualquer demanda de movimentação de mercadoria e reduzir as distâncias entre produtores, fabricantes e clientes. 

Má administrada, a gestão de transportes, segundo levantamento feito por Maria Tereza Leme Fleury, em seu livro “As Pessoas na Organização”, obra que reúne os mais significativos textos sobre o tema recursos humanos e gestão de pessoas, compromete mais de 60% dos custos logísticos, 3,5% do faturamento bruto do setor industrial e em alguns casos pode causar um prejuízo duas vezes maior que os lucros obtidos. 

Portanto, para um gestor saber lidar com transportes de mercadorias na indústria, precisa ter a capacidade de gerir uma grande quantidade de informações.

Muitas vezes, nesses casos, são utilizados sistemas de automação específicos para o setor. Portanto, o papel da tecnologia é fundamental em todo o processo.

Veja a seguir como os recursos tecnológicos podem auxiliar o gestor na administração de transportes na indústria. 

Como os recursos tecnológicos podem auxiliar a gestão de transportes na indústria? 

A recente expansão de recursos tecnológicos para o setor produtivo, principalmente no que se refere à automação de processos, tem contribuído para melhorar a gestão logística nas indústrias.  

Entre os benefícios obtidos com a implementação de ferramentas para automatização de atividades estão, entre outros:  

  • Emissão de documentos de frete que tratam de registros de prestação de serviço e do recolhimento de impostos – fundamental para garantir que todas as informações estejam corretas e evitar penalidades junto aos órgãos de fiscalização.
  • Melhoria na prevenção da segurança do motorista e das cargas transportadas com a utilização de aplicativos de rastreamento.
  • Ferramentas de roteirização que estabelecem a rota ideal até os destinatários, o que possibilita melhor aproveitamento do espaço no veículo, redução do consumo de combustível e controle no volume de entregas realizadas.
  • Sistemas de gestão integrada que contribuem para o acompanhamento dos resultados da operação e fornecem relatórios que dão subsídios aos gestores na tomada de decisão. 

Sendo assim, a utilização de modernas tecnologias na gestão de transportes para a indústria de materiais para construção, traz, consigo, a excelência nos processos de transporte e logística e um diferencial competitivo, onde, seu principal objetivo, é tornar a cadeia de suprimentos cada vez mais eficiente e os agentes envolvidos no processo, cada vez mais satisfeitos. 

Entre as ferramentas tecnológicas mais adequadas ao processo de gestão de transportes na indústria de materiais para a construção, a plataforma Business Integrator é a preferida para mais de 1,5 mil empresas do setor.

Conheça agora a plataforma Business Integrator e não se esqueça de deixar seu comentário ao final do post. 

Nos vemos nos próximos artigos do nosso blog.